PS pede auditoria a 15 anos da Águas de Gaia para "confirmar solidez da gestão da empresa" e quer "foco na descida da fatura da água"

1
25-11-2025 | 14:24 | |

PS pede auditoria a 15 anos da Águas de Gaia para "confirmar solidez da gestão da empresa" e quer "foco na descida da fatura da água"

Escrito por Diogo Ferreira

O PS Gaia reagiu, em comunicado, às medidas a envolver a Águas de Gaia anunciadas por Luís Filipe Menezes, presidente da autarquia gaiense, inclusive o cancelamento do concurso de 510 milhões de euros para tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos. Além de defender uma "auditoria aos últimos 15 anos de gestão da Águas de Gaia", o PS Gaia "pede foco na descida da fatura da água".

Os socialistas apontam que "a ausência de qualquer estudo, relatório ou auditoria fragilizam as decisões tomadas na última semana pela Câmara Municipal na gestão da Águas de Gaia" e "contesta esta forma precipitada e arbitrária como têm sido conduzidos os processos de decisão na empresa".

Defensor da "relevância estratégica desta empresa para o desenvolvimento do concelho", o partido liderado por João Paulo Correia destaca que "apesar da herança de uma dívida elevada à Suma e à Suldouro, a gestão da Águas de Gaia soube virar a página e tornar-se uma empresa municipal de boas contas, com bom desempenho financeiro e setorial, assim reconhecida no plano nacional. Os sucessivos resultados positivos e os investimentos realizados são disso exemplo, bem espelhados nos relatórios do Revisor Oficial de Contas".

O PS Gaia acredita que "requerer a realização urgente de uma auditoria financeira e técnica independente à Águas de Gaia, abrangendo a gestão dos últimos 15 anos" irá permitir "confirmar a solidez da gestão da empresa e, por outro, abrirá o debate público sobre as decisões que o município tem de tomar para a descida da fatura da água".

Mais pormenores na edição impressa de sábado.

Mais notícias