
UM CONCERTO E UM NOVO MONUMENTO EM CRESTUMA
A sessão de encerramento do centenário da Sociedade Filarmónica de Crestuma (SFC), no Largo da Igreja de Crestuma, dividiu-se em três momentos chave, durante este domingo.
Ao início da tarde foi inaugurado o monumento dedicado ao centenário, da autoria da escultora Margarida Santos, designado "Sociedade Filarmónica de Crestuma - Um século em sol maior".
Seguiu-se o concerto de S. José, no qual a banda filarmónica animou as dezenas de pessoas presentes no salão paroquial. A atuação foi interrompida para a apresentação do livro com o mesmo título da escultura, lançado para marcar a história desta banda e cujas receitas de venda serão utilizadas na aquisição de novas fardas para os músicos.
Durante o concerto guiado pela maestrina Joana Oliveira, também foi atribuído o galardão "Alberto da Silva Ramos" (fundador da Sociedade Filarmónica de Crestuma) ao padre Domingues Aido, que, no ano de 2021, completou 40 anos como pároco em Crestuma. Este galardão foi igualmente atribuído a Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia.
Além de Manuel Azevedo, presidente da União das Freguesias de Crestuma, Lever, Olival e Sandim, a cerimónia contou com a presença de Eduardo Vítor Rodrigues de e Patrocínio Azevedo, vice-presidente, bem como alguns elementos do executivo, como o vereador Cancelo Moura (também presidente da Assembleia Geral da SFC) e a vereadora Paula Carvalhal.