Oito detidos em Gaia tinham mais de 4700 doses de estupefacientes, pistolas, espingardas e não só
Oito pessoas foram detidas em Gaia devido ao tráfico de estupefacientes, a 31 de outubro. O Núcleo de Investigação Criminal de Vila Nova de Gaia deteve cinco homens com idades compreendidas entre os 29 e os 67 anos e três mulheres, entre os 56 e os 59 anos, após as diligências policiais, que culminaram em 24 mandados de busca.
Como resultado da operação foram apreendidas 1499,85 doses de cocaína, 3220,22 doses de haxixe, 98 doses de cannabis, 137 pastilhas e cristais de MDMA/ecstasy, 192.843,00 euros em numerário, uma espingarda com silenciador e mira telescópica, uma espingarda de pressão de ar, duas pistolas, seis veículos e 29 telemóveis, entre outros.
Além disso, foi localizada uma viatura que se encontrava com matrículas falsas apostas, roubada em França. Esse mesmo veículo continha 830 doses de cocaína, uma balança de precisão e uma faca com resíduos de estupefacientes.
Em Gaia, durante as detenções também foram apreendidas duas chapas de matrícula, bem como sete balanças de precisão, manuscritos relacionados com o tráfico e um tablet. Ainda, sobre equipamentos eletrónicos foram confiscados cinco localizadores e um jammer para interferir e bloquear sinais de radiofrequência. Ademais, apreenderam cinco facas e outros artigos utilizados no corte, preparação e acondicionamento do produto de estupefacientes, um cofre e uma botija de óxido nitroso.
Hoje, no Tribunal de Instrução do Porto, foram aplicadas as seguintes medidas de coação aos oito detidos: três prisões preventivas, uma obrigação de permanência na habitação, duas apresentações diárias no posto policial das respetivas áreas de residência e dois termos de identidade e residência.
Fotografia: Guarda Nacional Republicana