Reações à reprovação da lista da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho

1
03-11-2025 | 12:46 | |

Reações à reprovação da lista da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho

Escrito por Carla Marques

Ricardo Nunes, número dois da lista da Coligação Gaia Sempre na Frente, reagiu à situação que se vive em Vilar de Andorinho depois de ter sido reprovada por voto secreto a lista apresentada por Andreia Teixeira, a eleita presidente da Junta de Freguesia local: “No passado dia 12 de outubro, os cidadãos de Vilar de Andorinho deixaram uma mensagem clara nas urnas: nenhuma força política mereceu uma maioria absoluta. Isso exige responsabilidade, abertura ao diálogo e respeito pela pluralidade democrática.
No entanto, o Partido Socialista, que durante 12 anos teve maioria na Junta de Freguesia, parece não ter compreendido que os tempos mudaram. Apresentaram uma proposta para o executivo como se tivessem carta branca para governar, ignorando a nova correlação de forças e recusando qualquer diálogo com os restantes eleitos”. 
Ricardo Nunes esclareceu ainda que “o voto contra a sua proposta não foi um ataque à democracia, foi o exercício legítimo da mesma. Foi um sinal de que queremos um novo rumo para Vilar de Andorinho, com transparência, equilíbrio e respeito por todos os eleitos”.  
Em relação à situação vivida ontem aquando da tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, a presidente Andreia Teixeira, que viu a sua lista ser recusada pelas restantes forças políticas eleitas referiu, antes de dar por encerrada a sessão que “a nossa lista foi a mais votada nas eleições de 12 de outubro, com 3.190 votos — um resultado claro e inequívoco. Hoje, assistimos a uma tentativa de construir um entendimento entre forças que perderam as eleições, apenas com o propósito de afastar quem o povo escolheu para governar. Lamento profundamente que a nossa freguesia seja a única em Gaia, onde se tenta distorcer o resultado das urnas.
Não ganharam nas urnas e querem ganhar na secretaria.
E é legítimo perguntar: Por que razão é que isto só acontece em Vilar de Andorinho?”
E garante que continuará “a servir Vilar de Andorinho com respeito, transparência e sentido de responsabilidade”.
O Chega de Vilar de Andorinho, em comunicado do cabeça-de-lista à freguesia, Diogo Trindade, também reagiu (ver publicação nas redes sociais de O Gaiense) afirmando que o voto foi “condizente com a clara vontade de respeitar os eleitores, agiu em conformidade democrática na votação do executivo”.
A freguesia aguarda que seja marcada data para votação da nova lista a ser proposta pela presidente da Junta eleita.

Mais notícias