"MOMENTO HISTÓRICO" NO RUGBY FEMININO EM GAIA

Treino
15-11-2022 | 10:04 | | |

"MOMENTO HISTÓRICO" NO RUGBY FEMININO EM GAIA

Escrito por Diogo Ferreira

Na passada quinta-feira, 9 de novembro, o Douro Rugby Club realizou o primeiro treino da nova equipa de rugby feminino, cujas captações estão a decorrer. "É um momento histórico para Gaia porque é a primeira vez que uma mulher joga rugby num clube no concelho", afirma Guilherme da Fonseca, presidente do emblema gaiense que utiliza o Estádio Quinta da Pena, em Perosinho, como a sua casa nos jogos oficiais e o Complexo Desportivo de Pedroso para os treinos. 

No segundo ano de existência, o clube lança o projeto de rugby feminino, aceitando pessoas de Gaia e do Grande Porto, de todas as idades, com ou sem experiência na modalidade. Guilherme da Fonseca explica que não existe mensalidade e realça que o Douro Rugby Club "é o único clube da península ibérica sem mensalidades acima dos 18 anos", um modelo que mantem para a formação feminina que está a construir.

Ainda sem o objetivo de competir, a base para a nova equipa será construída "passo a passo", nos treinos de segunda-feira e de quarta-feira, entre as 20h30 e as 22h30. Os treinos não são mistos, apesar do horário coincidir com o treinos da equipa masculina. "Há momentos em que é possível [jogarem juntos]", indica o presidente, apontando a alguns exercícios específicos. Por exemplo, a modalidade 'rugby de toque', no qual não existem placagens, permite que os dois géneros joguem entre si. 

Para quem ficar na equipa feminina, o clube oferece um kit de equipamentos e será promovido o "uso do sistema de boleias partilhadas", destaca Guilherme da Fonseca, que já conta com "uma boa adesão", com cinco atletas.

Além desta expansão das atividades do Douro Rugby Club, o presidente enaltece o compromisso e prioridade do clube em formar um "número considerável de treinadores".

A equipa masculina, recorde-se, compete no campeonato nacional 2, pela segunda temporada seguida. No próximo sábado (19 de novembro), os gaienses deslocam-se a Moleirinhos para defrontar o RC Tondela, às 16h, em jogo a contar para a terceira jornada.  

Fotografia: Douro Rugby Club

Mais notícias