
ACADEMIA DA AF PORTO SERÁ UMA REALIDADE
Foi assinado na passada quarta-feira, na Santa Casa da Misericórdia do Porto, o contrato de cedência de direito de superfície de parte dos terrenos do Parque da Prelada, para a construção da futura Academia da Associação de Futebol do Porto.
Esta obra é um desejo antigo de José Neves, presidente da associação, que vê assim este sonho ganhar forma. "É um passo em frente e um marco histórico para a associação", disse José Neves, em declarações ao nosso jornal.

O contrato foi assinado por José Neves e António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, sob o olhar atento de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que foi um dos mediadores do processo. "Na Federação Portuguesa de Futebol sabemos que as infraestruturas são fundamentais para as Associações Distritais e Regionais desenvolverem o seu trabalho e criamos incentivos para que todas sejam dotadas do seu próprio espaço. Em conversas com o Presidente José Neves, identificamos que este seria um espaço que poderia ser aproveitado, e desenvolvi esforços para facilitar as conversações entre as duas partes. Como portuense, e como antigo membro da Mesa Administrativa da Santa Casa, fico muito satisfeito por ter ajudado a encontrar esta solução para este espaço que, estou certo, irá ser muito nobre", disse o presidente da FPF.
A Academia da Associação será dotada de dois relvados naturais e um campo sintético, com capacidade para expansão no futuro. "As seleções da AF Porto, bem como os árbitros, poderão treinar, sem ter quer andar com a casa às costas", disse ainda José Neves.
A obra ainda não tem prazo de conclusão, mas o presidente da AF Porto acredita que "sendo uma obra que abrange dos 18 concelhos do distrito, mas que também serve a cidade, o presidente da Câmara dará luz verde para que se realize no menor espaço de tempo possível. Acredito que poderemos ter a infraestrutura pronta daqui a dois anos", afirmou José Neves.
O custo da obra ainda não é conhecido, já que o arquiteto responsável pela sua realização, ainda não apresentou o caderno de encargos. Contudo José Neves acredita que "daqui a duas semanas, poderemos ter o valor total do empreendimento". Certo é que a Federação Portuguesa de Futebol irá apoiar esta obra em 40% a fundo perdido, desde que não ultrapasse o milhão e meio de euros de custo total.