Viagem fotográfica à "Afurada nos Anos 80" pela lente de João Tenente de Seixas começa este sábado no CIPA
A exposição fotográfica "AFURADA Anos 80" será inaugurada este sábado, 7 de fevereiro, pelas 16h, no Centro Interpretativo do Património da Afurada. Trata-se de um conjunto de fotografias de João Tenente de Seixas, que foram captadas durante uma aula prática de formações fotográficas para a juventude promovidas pelo FAOJ (atual IPDJ), num sábado de 1983, sob a orientação de Jorge Viana Basto.
A partir de 2020, estas fotografias "conheceram novas oportunidades de divulgação", como explica o fotógrafo, dando conta de exposições como “Os Santos d’Afurada” (CIPA), “Circum-Navegando… Do Local ao Global” (Convento CorpusChristi) e “Afurada” (Arrábida Shopping). Os trabalhos fotográficos sobre a Afurada serviram ainda de complemento ao livro “Doce e Bela Afurada”, de Manuel Lapas, e uma delas encontra-se atualmente disponível na plataforma digital “Google Arts & Culture”:
João Tenente de Seixas, que começou a fotografar aos nove anos de idade, quando obteve a "primeira máquina fotográfica: uma popular e simplória Kodak de película", terá a patente até 31 de março.
