“Eu sou a Glória, este é o Fascismo” termina digressão em Gaia a 24 de abril
O Grupo de Teatro Glória vai apresentar, em Gaia, pela última vez, a peça “Eu sou a Glória, este é o Fascismo”. O espetáculo final será a 24 de abril, às 21h30, no Auditório do Seminário Redentorista Cristo Rei, na Rua Visconde das Devesas nº 684, em Vila Nova de Gaia.
Para contar a história verídica de resistência e coragem durante o Estado Novo, através da memória individual de uma mulher, Glória Paupiu, que cresceu na pobreza durante o Estado Novo, e a memória coletiva de um país que lutava pela liberdade, a peça é acompanhada por música ao vivo, graças à banda sonora original do compositor Daniel Filipe Nunes, que interpreta as suas obras ao vivo acompanhado por um quarteto de músicos.
Em sessões anteriores, que percorreram o Norte do país, o espetáculo contou com a presença da própria homenageada, Glória, que subiu ao palco "num momento de rara emoção, validando a importância de manter viva a memória histórica através das artes", como lembra a organização. Glória Paupiu, atualemnte octogenária, é natural de Aveiro.
Na peça participa a atriz Ana Filipa Silva, que interpreta a jornalista Ângela, que no presente visita Glória, que já soma 84 anos de idade. Glória Papiu é interpretada por Joana Nogueira.
Para assistir ao espetáculo, é aconselhada a reserva através do contacto 919 885 790 (WhatsApp) ou através das redes sociais do grupo (@grupoteatrogloria).
A última sessão mantém o caráter solidário que marcou a sua trajetória, reforçando o compromisso da cultura com o apoio às causas sociais e à comunidade local.
O Grupo de Teatro Glória define-se com um grupo dedicado "ao teatro de intervenção e à preservação da memória histórica portuguesa, utilizando as artes performativas como ferramenta de reflexão social e apoio comunitário".



Fotografias cedidas pelo Grupo de Teatro Glória.