
205 ATLETAS DE 12 CLUBES PARTICIPARAM NO 3.º OPEN DE SANTA MARINHA
O Pavilhão Desportivo Municipal de Gaia foi o palco do 3.º Open de Taekwondo de Santa Marinha, organizado pelo Sporting Clube Candalense, com o apoio da Federação Portuguesa de Taekwondo e do Município de Vila Nova de Gaia. Esta competição reuniu 205 atletas de 12 clubes, e contou com 18 árbitros, evidenciando o crescimento na modalidade.
O evento contou ainda com a participação especial do clube espanhol Patiño Moaña, que se deslocou pela primeira vez a Portugal para competir no Open de Santa Marinha. Demonstrando grande espírito desportivo, foram os primeiros a chegar ao pavilhão e os últimos a sair, mantendo-se sempre envolvidos na competição e alcançando também uma excelente prestação.
Sporting Clube Candalense subiu ao pódio 21 vezes
O clube organizador participou com 34 atletas e conquistou um total de 21 pódios. Na categoria Sub-11 Masculino, Francisco Martins conquistou o primeiro lugar, enquanto, em Sub-11 Feminino, Sofia Gonçalves alcançou a segunda posição. No Para-Taekwondo, destinado a atletas com deficiência, André brilhou ao sagrar-se campeão.
Nos escalões de Sub-17, Henrique Delindro terminou em terceiro lugar no masculino K1, enquanto Matilde Carvalho também conquistou o terceiro lugar no Feminino K1. Na variante Masculina K2, Hayden Silva garantiu a segunda posição, e no Feminino K2, Francisca Menezes subiu ao lugar mais alto do pódio.
Na categoria Sub-30 Masculino K2, Pedro Soares destacou-se ao vencer a competição. Já nos Sub-50 Masculino K1, Vasco Carvalho conquistou o primeiro lugar e Jorge Castro terminou em terceiro. No Feminino K1 do mesmo escalão, Marlene Carvalho sagrou-se campeã. Pedro Martins, na categoria Sub-50 Masculino K2, alcançou igualmente o primeiro lugar. No escalão +50 Feminino K1, Sónia Marques conquistou o ouro.
Na vertente de DANS, Rafael Ribeiro garantiu o terceiro lugar no escalão Sub-17 Masculino, enquanto Matilde Pinto obteve o mesmo resultado no Feminino. Na categoria Sub-30 Masculino, Diogo Silva subiu ao lugar mais alto do pódio.
Nas competições de Pares e Trios, Sofia e Francisco alcançaram o segundo lugar no Par Infantil, tal como Francisca e Hayden. No Trio Infantil, Beatriz, Sofia e Maria garantiram o segundo lugar. Já no Trio Sub-14 Feminino, Anita, Maria e Rafaela também conquistaram a medalha de prata. Na categoria de Trio +30 Masculino, Vasco, Jorge e Pedro sagraram-se campeões, enquanto, no Feminino +30, Sueli, Marlene e Sónia alcançaram a segunda posição. No Trio Sub-17 Feminino, Núria, Francisca e Matilde ficaram igualmente no segundo lugar.
Academia Taekwondo D'Ouro com 18 medalhas

A Academia Taekwondo D'Ouro, que participou com 19 atletas, destacou-se com diversas conquistas. A nível individual, Vasco Santos sagrou-se vencedor em Sub-17 K2 Masculino, assim como Rodrigo Ferreira em Sub-14 K1 Masculino, Mariana Cruz em Sub-30 K1 Feminino, Isa Oliveira em Sub-40 K1 Feminino, José Valente em +50 K1 Masculino e Luís Santarém em +50 K2 Masculino. O Trio composto por Rafaela Almeida, Gabriela Valente e Mariana Cruz também subiu ao lugar mais alto do pódio.
Gonçalo Pascoal (Sub-30 K2 Masculino), Beatriz Castro (Sub-30 K1 Feminino), Rafaela Almeida (Sub-30 K2 Feminino) e Manuel Nogueira (+50 K1 Masculino) ficaram em segundo lugar nas respetivas categorias.
Sete atletas também arrecadaram o bronze durante a competição. Dinis Lima (Sub-8 K1 Masculino), Rodrigo Barros (Sub-11 K1 Masculino), Matilde Santos (Sub-11 K1 Feminino), Elena Fernandes (Sub-14 K1 Feminino), Lara Gonçalves (Sub-14 K1 Feminino), Martim Santarém (Sub-17 K2 Masculino) e Gabriela Valente (Sub-30 K2 Feminino)
O clube também conquistou a prata por equipas masculinas, na categoria Kup's.
Diversos pódios para a AT Gaia

A Associação Taekwondo Gaia (ATGaia) também esteve presente no torneio e, entre os 13 atletas participantes, quase todos arrecadaram pódios. Diogo Resende, Miguel Trindade e David Loureiro venceram o ouro em Trio Sub-14 Masculino.
A equipa conquistou ainda medalhas de prata e bronze. Miguel Trindade garantiu o segundo lugar em Sub-14 K1 Masculino e Tomás Valente em Sub-17 K1 Masculino. João Jesus garantiu a medalha de bronze em Sub-30 K2 Masculino. Tomás e Gabriela conquistaram o terceiro lugar em Par Kup Sub-17, assim como Santiago, Salvador e Francisco em Trio Infantil Masculino. Inês Correia subiu ao pódio com a medalha de bronze em Sub-11 K2 Feminino, e Diana Santos também garantiu o terceiro lugar em Sub-8 K1 Feminino. A equipa foi acompanhada pelos treinadores Gabriel Alves e Tiago Monteiro.
Além dos atletas, estiveram presentes também quatro árbitros do clube.