VOLUNTÁRIOS DE GAIA PASSAM A CONTAR COM EQUIPAS DE CINCO PROFISSIONAIS

123
15-04-2022 | 18:16 | | |

VOLUNTÁRIOS DE GAIA PASSAM A CONTAR COM EQUIPAS DE CINCO PROFISSIONAIS

Escrito por O Gaiense

Decorreu na Casa da Presidência de Vila Nova de Gaia uma simbólica cerimónia de assinatura do Protocolo de Contratação e Funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP) com as seis associações humanitárias do concelho: Aguda, Avintes, Carvalhos, Coimbrões, Crestuma e Valadares.

Este protocolo, celebrado entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Câmara Municipal e as Associações Humanitárias de Bombeiros visa melhorar a eficiência da Proteção Civil e as condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes. Como tal, significa uma valorização das associações e dos corpos de bombeiros voluntários, enquanto pilares do sistema de proteção e socorro, através do reforço dos incentivos ao voluntariado, do apoio ao funcionamento e ao equipamento e do pleno aproveitamento das capacidades operacionais e de comando.

Neste sentido, é valorizada e reforçada a profissionalização dos operacionais, promovendo o desenvolvimento gradual, entre outras, das EIP em parceria com os municípios e associações humanitárias de bombeiros de forma a garantir prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens. 

As EIP são equipas formadas por cinco bombeiros profissionais que se destinam ao cumprimento de missões no âmbito da Proteção Civil. Os bombeiros que integram estas equipas são caraterizados pela elevada especialização, com competências em valências diferenciadas para atuarem em diferentes cenários.

De acordo com o protocolo assinado, os elementos da EIP realizam, anualmente, provas de reavaliação da manutenção das condições de aptidão física, clínica e psicológica. Por sua vez, a ANEPC e o Município de Gaia comparticipam em partes iguais nos custos decorrentes da remuneração dos elementos da EIP, mensalmente e a título de subsídio, por cada elemento contratado, o respetivo valor, bem como restantes encargos relativos ao regime de segurança social e seguros de acidentes de trabalho. 

Mais notícias

Grupo de Percussão da Academia de Música de Vilar do Paraíso conquista o 3.º prémio internacional

21-10-2026 | 17:30

O Grupo de Percussão da Academia de Música de Vilar do Paraíso (AMVP) alcançou uma distinção internacional ao conquistar o 3.º prémio na categoria S – Escolas da 10.ª edição do Italy Percussive Arts Web Contest.

A formação gaiense obteve uma classificação final de 39 pontos, numa prestação que mereceu o reconhecimento do júri da competição online. Sob a orientação e direção pedagógica do professor Luís Oliveira, os jovens músicos viram assim premiado o seu desempenho, levando o nome da academia além-fronteiras.