
VILAR DE ANDORINHO VAI TER UM 'NOVO' CENTRO CÍVICO
A praceta Escultor Alves de Sousa, em Vilar de Andorinho, vai ser requalificada. O projeto da obra, que deverá ficar concluída até ao verão de 2022, foi apresentado no passado sábado, junto à Igreja que será também alvo de intervenção.
O objetivo, de acordo com a Câmara Municipal, "é permitir uma ligação mais coerente" entre a zona envolvente da Igreja e a Junta de Freguesia e transformar a Praceta Escultor Alves de Sousa num centro cívico potenciador do encontro.
“O objetivo passa por multiplicar os espaços de sociabilidade, de encontro, de partilha e de participação. E isso passa por melhorar, por dar qualidade estética e de materiais a espaços que estão um pouco desadequados dos tempos atuais, e até proporcionar, com essa adaptação, uma alteração de funções no contexto do desígnio global que é a criação da rede de centros cívicos do concelho”, afirmou o presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues.
O autarca pretende acabar como a ideia de que “o concelho é um centro urbano na Avenida da República, dormitório, que tem algumas atividades no interior”. O projeto estará em consulta pública durante três semanas, para que a população possa analisar e contribuir com ideias para uma melhor otimização da obra.
O edifício da Igreja também será reabilitado, o que mereceu palavras de apreço do padre da freguesia, Albino Reis: "É uma mais-valia para estas duas entidades e todos saem a ganhar com esta intervenção. Vamos ter, com certeza, uma sintonia melhor entre a sede da junta e a igreja”.
A obra, que avançará mediante a formalização de um protocolo entre Câmara Municipal e Junta de Freguesia, deverá estar concluída no verão de 2022.