
URGÊNCIA DE GAIA COM AFLUÊNCIA ACIMA DO NORMAL ESTA TARDE
O Centro Hospitalar de Gaia registava, esta tarde, "cerca de 80 doentes de nível amarelo e laranja", um número "quatro vezes superior ao normal", confirmou fonte da unidade hospitalar a O Gaiense.
A mesma fonte revelou ainda que "tem sido notório o aumento progressivo da afluência de doentes não urgentes e que recusam a alternativa de serem observados no Centro de Saúde, em consulta agendada pelo próprio Hospital para o dia seguinte".
Algumas corporações de Bombeiros Voluntários relatam esperas de uma e duas horas, por serem obrigados a aguardar a libertação das próprias macas e cadeiras de rodas em que transportam os doentes. Estas são normalmente substituídas pelas do Hospital, à chegada, mas ontem tal não foi possível, por não haver em número suficiente.
"A situação volta a trazer à luz do dia a necessidade de sensibilizar os doentes para que se desloquem à urgência apenas em casos graves. Ainda na semana passada, registávamos dois terços de doentes não referenciados a chegar ao próprio pé às urgências", sublinhou a mesma fonte.