SOCIEDADE DE MATEMÁTICA 'RESISTE' ÀS MUDANÇAS CURRICULARES

matemática
13-07-2021 | 10:34 | |

SOCIEDADE DE MATEMÁTICA 'RESISTE' ÀS MUDANÇAS CURRICULARES

Escrito por Filipa Júlio

O presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, João Araújo, desafiou o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a fazer um pacto de regime na educação. A propósito do Encontro Nacional da Sociedade, que decorre até sexta feira, o responsável disse, em declarações à rádio TSF, que as "alterações permanentes no sistema não fazem bem às crianças, não fazem bem aos professores, não fazem bem às escolas, não fazem bem ao sistema".
João Araújo frisou que as mudanças dos programas curriculares de matemática “em países como os Estados Unidos da América ou o Reino Unido demoram muitos anos”, pois “exige um grande consenso, uma grande discussão, um grande debate”, que não pode ser feito em três meses.
"A educação não é menos importante do que a justiça ou a saúde, e se há matéria onde devia haver um pacto de regime é esta", insistiu.

 

Propostas 'prometem' romper com métodos tradicionais
Em causa estão as propostas de reforma para o Ensino Básico da Matemática em Portugal apresentadas por um grupo de trabalho criado pelo Ministério da Educação: novos métodos de avaliação e maior aposta no cálculo mental em detrimento das contas no papel.
revisão curricular vai do 1.º ao 9º ano de escolaridade promete romper significativamente com os métodos atuais. Logo à partida dá mais importância à “avaliação formativa”, contínua e assente em instrumentos de avaliação diversificados, em vez de centrar tudo nos testes. Na proposta, é valorizada a discussão e negociação dos critérios de avaliação com os alunos.
A coordenadora do grupo, Ana Paula Canavarro, explicou, em declarações ao jornal Público, ser preciso ensinar os alunos a compreenderem a Matemática para analisarem o mundo que os rodeia de forma mais crítica, mais criativa”. Trata-se de privilegiar a compreensão em detrimento da memorização.
A responsável dizia que “o cálculo sempre foi um ponto forte da Matemática, mas é preciso agora olhar para ele sem ignorar a calculadora“ que todos temos no bolso: “É preciso valorizar o cálculo útil que pode ser mobilizado nas situações concretas do dia-a-dia”.
Defende a presença de computadores na sala de aula e sugere o relacionar da matemática com outras áreas, de que é exemplo a dança.

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