O RELICÁRIO QUE A CÂMARA DE GAIA OFERECEU A SALAZAR E QUE ESTE MANDOU OFERECER À CÂMARA DO PORTO

relicário
02-08-2021 | 10:24 | | |

O RELICÁRIO QUE A CÂMARA DE GAIA OFERECEU A SALAZAR E QUE ESTE MANDOU OFERECER À CÂMARA DO PORTO

Escrito por O Gaiense

Este é o Relicário D. João I oferecido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia a Salazar em 1932, mandado fazer ao ourives Filipe José Bandeira e pago pelos municípios portugueses do continente. Segundo J. Gonçalves Guimarães, arqueólogo responsável pelo Solar Condes de Resende, em Canelas, o relicário "continha dentro uma barra de ouro". O então chefe de Estado faltou á cerimónia e mandou a Câmara de Gaia re-oferecer a peça à Câmara do Porto.

O relicário, ainda segundo Gonçaves Guimarães, esteve na Casa do Infante e está hoje na Pousada do Freixo em vitrine própria.

Bibliografia: GUIMARÃES, J. A. Gonçalves (2017) - O «Relicário D. João I» de Filipe José Bandeira, oferecido a Salazar. «Revista de Portugal», n.º 14. Vila Nova de Gaia: ASCR – Confraria Queirosiana, p. 48-56; fotografias de Fernando Aroso, João Paulo Sotto Mayor, Estúdios Tavares a Fonseca, Horácio Rego e Astrogildo Gonçalves, não identificadas individualmente, in MAGALHÂES, Correia de (s/d; anos sessenta do século XX) – Porto e seu Distrito. Porto: Editora Educação Nacional.

Mais notícias

Grupo de Percussão da Academia de Música de Vilar do Paraíso conquista o 3.º prémio internacional

21-10-2026 | 17:30

O Grupo de Percussão da Academia de Música de Vilar do Paraíso (AMVP) alcançou uma distinção internacional ao conquistar o 3.º prémio na categoria S – Escolas da 10.ª edição do Italy Percussive Arts Web Contest.

A formação gaiense obteve uma classificação final de 39 pontos, numa prestação que mereceu o reconhecimento do júri da competição online. Sob a orientação e direção pedagógica do professor Luís Oliveira, os jovens músicos viram assim premiado o seu desempenho, levando o nome da academia além-fronteiras.