O CLÁSSICO NO PATRIMÓNIO DE GAIA

O CLÁSSICO NO PATRIMÓNIO DE GAIA
03-06-2023 | 10:14 | | |

O CLÁSSICO NO PATRIMÓNIO DE GAIA

Escrito por Monica Joady

 A Igreja de Mafamude foi o local escolhido para a estreia da 29ª edição do Festival Internacional de Música de Gaia (FIMG) já no próximo dia 8 de junho. O arranque será, às 21h30, com o recital de alaúde ‘I Bassifondi’.

Alcançar novos públicos Criado em 1983, o FIMG nasceu através de uma parceria entre o Conservatório Regional de Gaia e o município, sob uma proposta do maestro Mário Mateus.

O intuito deste evento foi, e continua a ser, de promover músicos e intérpretes  portugueses e estrangeiros de relevância, mas ainda pouco conhecidos. Aliás, foi deste ponto de partida que nasceu a rubrica ‘Tribuna de Jovens Intérpretes’ que hoje tem uma dimensão considerável no festival. O evento promove ainda, de acordo com o maestro Mário Mateus, “obras do grande património musical europeu e das suas mais importantes manifestações”. O objetivo deste lema passa por fazer uma renovação do público de ano para ano, de modo a que a cultura  chegue a toda a comunidade.

Público esse que é sempre brindado com a interculturalidade, ou seja, a realização de vários espetáculos em que as múltiplas etnias e origens se misturam numa sonoridade diferente. 

Notícia completa já nas bancas. 

Mais notícias