MOSTEIRO DE GRIJÓ ACOLHE IV CONFERÊNCIA PELOS CAMINHOS DE SANTIAGO
Dar a conhecer mais sobre a história, tradição e o impacto do Caminho de Santiago, será o objetivo da IV Conferência pelos Caminhos de Santiago, que será realizada a 14 de dezembro, no Mosteiro de Grijó.
O evento com entrada gratuita, organizado pela Confraria de Santiago da Paróquia S. Salvador de Grijó, terá debates e momentos de partilhas de experiências sobre jornada espiritual e cultural de um dos maiores destinos de peregrinação do mundo.
A receção aos conferencistas será pelas 14h, com apresentação, pelas 14h40, por intermédio do cartoonista Pedro Silva. Ao lonogo da tarde serão explorados diversos temas, tais como 'A História e a Evolução dos Caminhos de Santiago'; 'A Influência dos Caminhos na Cultura e Turismo da Região'; 'Testemunhos de Peregrinos e Suas Experiências', 'O Futuro dos Caminhos de Santiago: Desafios e Oportunidades'. Os oradores serão o peregrino e escritor Luís Ferreira, a peregrina e hospitaleira Mónica Gonçalves, e ainda Paulo Sá Machado, historiador e comissário geral dos Colóquios Internacionais Caminhos de Santiago em S. Pedro de Rates, e Ana Rita Dias, presidente da Federação Portuguesa Caminho de Santiago.
Além disso, haverá ainda uma exposição fotográfica de Filipe Neto, fotógrafo e peregrino, bem como, pelas 14h50, será exibido o filme 'O Nosso Caminho', de Pedro Gil de Vasconcelos, realizador e peregrino. A harpista Júlia Santos vai atuar pelas 16h10.
O encerramento da conferência estará a cargo de Francisco Silva,
Às 17h30, haverá Porto d'Honra no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Grijó.