'MEU BAIRRO, MINHA RUA' VAI À MESQUITA, GRANJA E CENTRO HISTÓRICO

123
03-03-2022 | 18:22 | | |

'MEU BAIRRO, MINHA RUA' VAI À MESQUITA, GRANJA E CENTRO HISTÓRICO

Escrito por O Gaiense

O projeto Meu Bairro, Minha Rua foi alargado ao quarteirão da Mesquita (Avintes), ao quarteirão da Granja (São Félix da Marinha) e ao quarteirão das Artes (Santa Marinha). Está a decorrer, neste momento, a fase de distribuição dos questionários aos moradores, porta a porta, para que identifiquem os principais problemas destas áreas.

O Meu Bairro, Minha Rua nasce da vontade de encontrar soluções, bem como garantir que as preocupações da comunidade sejam sinónimo de um processo de revitalização permanente, trazendo a Vila Nova de Gaia uma visão de futuro projetada por cada cidadão. 

Numa parceria com o Instituto Padre António Vieira (IPAV), através do programa «Ubuntu no Bairro», esta iniciativa, que arrancou em 2019, de forma experimental, no quarteirão da Biblioteca Municipal, procura que o diálogo, as redes e a confiança sejam os fatores críticos para a identificação de problemas e desafios, permitindo a construção de uma comunidade coesa, com objetivos de desenvolvimento comuns. É um projeto que procura envolver famílias (encontro e colaboração intergeracional para colmatar o isolamento social e a desfragmentação), a escola (formação e capacitação de docentes e educadores e capacitação de crianças e jovens pela metodologia e clubes Ubuntu), as empresas (para promover a responsabilidade social para o desenvolvimento comunitário) e a comunidade (envolvimento alargado da comunidade, percebendo o conceito de interdependência comunitária).

Mais notícias