
LIVRO ALERTA PARA O AUTISMO
Gaia está intimamente ligada ao projeto de Igor Bueno e a esposa Ana Carolina Rodrigues, autores do livro “Diário Azul” que aborda o autismo através de histórias reais de pessoas com autismo, familiares, profissionais da saúde e da educação.
Os dois brasileiros de Rio Grande do Sul, que se conheceram há três anos, após uma viagem de Igor a Portugal, na qual se apaixonou por Gaia e Porto, estão a divulgar o trabalho no norte de Portugal até 31 de dezembro. “As pessoas são maravilhosas, acolhedoras, e o desejo agora é devolver o carinho com a entrega de um projeto que tem sido um sucesso no Brasil”, explica Igor, que na bagagem trouxe “os últimos 30 exemplares da terceira edição do livro, cuja missão é “dar voz às pessoas com autismo”.
Igor Bueno, que nas apresentações aproveita a sua experiência musical para transmitir a mensagem, defende que “a sociedade precisa de saber mais sobre o autismo, quebrar preconceitos e avançar nos direitos destas pessoas”. Esta não é a primeira causa sobre a qual o casal se debruça, tendo já publicado livros sobre o cancro da mama e o empoderamento das mulheres, por exemplo.
Chegar às escolas gaienses
Após ter apresentado o trabalho a várias instituições como a Associação para a Inclusão e Apoio ao Autista, em Braga, e estando disponíveis para marcações, o casal conta que já entrou em contacto com a câmara de Gaia para levar este livro mais longe. “O nosso desejo é que os livros fiquem em Gaia, na mão dos professores e espalhados pelas escolas gaienses”, afirma Igor Bueno.
Fotografia: Igor Bueno e Ana Carolina Rodrigues