LABORATÓRIO NA AFURADA VAI TESTAR SOLUÇÕES DE VIDA SUSTENTÁVEIS

lab
27-10-2021 | 09:25 | |

LABORATÓRIO NA AFURADA VAI TESTAR SOLUÇÕES DE VIDA SUSTENTÁVEIS

Escrito por Filipa Júlio

A Gaiurb apresenta, amanhã, um projeto que promete testar, com a comunidade da Afurada, soluções inovadoras para os problemas ambientais gerados especialmente nas zonas urbanas, mas com impacto em todo o concelho. O centro das ações tem como objetivo principal a redução das emissões de CO2 e todos os gases que provocam o chamado efeito estufa, de modo a contribuir para a meta da neutralidade carbónica, que deve, obrigatoriamente, segundo os cientistas, ser alcançada em sete anos.
Chama-se 'Afurada Living Lab' é financiado pelas EEA Grants e promete testar alternativas de vida que podem, segundo Carla Pires, chefe de divisão de sustentabilidade e inovação da Gaiurb, constituir-se como potenciais "respostas a replicar em todo o concelho". O laboratório vai incidir nas áreas da mobilidade urbana sustentável, da economia circular, do ambiente, dos edifícios e da energia.
A produção de energia a partir de fontes renováveis, tendo em vista a criação de "comunidades de energias renováveis em modelo cooperativo" serão soluções testadas, numa primeira fase, em edifícios municipais.
Mas o plano para os próximos três anos prevê também tratamento seletivo de resíduos e a economia circular em sistemas de economia local.
O Afurada Living Lab conta com parceria de Câmara Municipal de Gaia, CEDES, CEiiA, Ubiwhere, Grupo DST, Watt-IS e Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

Mais notícias