ISABEL SARMENTO FEZ 111 ANOS E CONTINUA A MOSTRAR VITALIDADE

isabel
28-12-2021 | 09:12 | | |

ISABEL SARMENTO FEZ 111 ANOS E CONTINUA A MOSTRAR VITALIDADE

Escrito por Eugénio Queirós

Isabel Gomes Sarmento vive em Vila da Rua, Moimenta da Beira, e completou ontem 111 anos de vida, ela que nasceu no ano da implantação da República, 1910. É uma das pessoas mais velhas de Portugal.

"De olhar meigo, parece ficar surpreendida com a chegada de desconhecidos a fazerem-lhe perguntas mas depressa o sorriso lhe ilumina o rosto sem idade", conta-se na página do município da Beira Alta.

Isabel vive agora na casa da filha mais nova a pesar de ouvir mal continua alerta e a comunicar.

Atualmente, reveza-se entre as casas das filhas Otília Loureiro e a de Gorete, em Amarante. A outra filha sobrevivente, Maria Cândida, a mais velha, está no Brasil.

Segundo os filhos, Isabel Sarmento "não dá muito trabalho e ainda há bem pouco tempo adorava pizzas, lasanhas, comidas com natas". Peixe é que não lhe ponham no prato e, sim, o café continua a ser a sua perdição. De quando em vez ainda bebe um cálice de Porto.

Isabel, que é devota de Nossa Senhora da Fátima, só foi duas vezes ao médico, uma das quais recentemente, quando partiu a anca, situação que agora a obriga a usar uma cadeira de rodas.

O pai foi carpinteiro no Brasil, na zona da Amazónia, mas faleceu precocemente e a família teve de regressar a Vide, no concelho de Moimenta da Beira. O seu marido, António, com quem teve cinco filhos, quatro raparigas e um rapaz, era alfaiata e também foi pedreiro - Isabel foi costureira - faleceu com 73 anos..

Entre netos e bisnetos são 16 ao todo, e uma tetraneta, uma menina.