Gaia e Porto recebem fundos europeus para prevenir inundações

Créditos: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
31-07-2025 | 16:44 | | |

Gaia e Porto recebem fundos europeus para prevenir inundações

Escrito por O Gaiense

Os municípios de Vila Nova de Gaia e Porto vão receber 2,5 milhões de euros para intervenções de adaptação e reforço da resiliência do Rio Torto e Ribeira de Santarém, com o intuito de minimizar os riscos de inundação na Área de Risco Potencial Significativo de Inundações (ARPSI) do Porto-Vila Nova de Gaia.

No geral, a região norte vai beneficiar de um investimento global de 33,5 milhões de euros para prevenir cheias em zonas ribeirinhas, com forte exposição a fenómenos extremos. O financiamento é garantido em 75% por fundos europeus do Programa Regional NORTE 2030, correspondendo a 24,4 milhões de euros. O Protocolo de Colaboração “Gestão de Recursos Hídricos - Contratos de Rio” foi assinado no dia 30 de julho. A cerimónia foi presidida pela ministra do ambiente e da energia, Maria da Graça Carvalho, a bordo de uma barco Rabelo, entre o Porto e Gaia, que contou com a presença do vereador da câmara de Gaia com o pelouro do Ambiente, Valentim Miranda.

As intervenções estão inseridas em 17 ARPSI, distribuídas por três regiões hidrográficas da NUTS II Norte, e centram-se no restabelecimento de leitos fluviais; estabilização de margens com engenharia natural; recuperação de zonas ripícolas; criação de bacias de retenção; desassoreamento e criação de zonas de inundação natural; planos de emergência para cheias; e monitorização de caudais e modernização de infraestruturas.

Este é um protocolo que está inserido no Plano de Ação Regional para o Ciclo Urbano da Água e Recursos Hídricos da Região Norte, em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente e entidades intermunicipais.

Mais notícias