ESPÍRITO UBUNTU CHEGOU AO PRIMEIRO CICLO

Alunos viveram uma semana de partilhas
14-01-2022 | 17:01 | | |

ESPÍRITO UBUNTU CHEGOU AO PRIMEIRO CICLO

Escrito por Johnny Lino

Foi uma semana de partilhas e de crescimento enquanto pessoas, que os alunos do 4º ano da Escola EB1 das Matas viveu, neste regresso às aulas.

O Instituto Padre António Vieira segue a metodologia da Academia de Líderes Ubuntu, filosofia que trabalha as competências sócio emocionais nos jovens, inicialmente mais focada nas escolas do terceiro ciclo e secundário.

"O que trabalhamos aqui foi muito baseado no autoconhecimento, o que estou a sentir, e porque estou a sentir isto. e a partir daí, a relação com o outro. Essa é a base da filosofia Ubuntu, que nos diz que só somos pessoas, na relação com outras pessoas. Somos todos dependentes uns dos outros e estes laços são importantes. Este é o primeiro passo, e por isso, faz sentido que seja aqui no primeiro ciclo, trabalhando esta relação, a compreender os outros e a perceber que precisamos uns dos outros", explicou Sara Martins Silva, coordenadora do projeto 'Ubuntu no bairro', do Instituto Padre António Vieira.

Depois do projeto piloto, na Escola Joaquim Nicolau de Almeida, esta foi a primeira experiência de uma semana numa escola do primeiro ciclo, e que deixou os alunos bastante motivados e no final, todos celebraram com a entrega dos diplomas de líderes Ubuntu, entregues por Filinto Lima, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos.