Desafios da sustentabilidade social e demográfica são mote para a VIII Reunião Anual de Presidentes Mutualistas
A VIII Reunião Anual de Presidentes Mutualistas, que irá decorrer no Hotel Solverde, em S. Félix da Marinha, a 31 de janeiro (sábado), terá como foco principal o tema "Desafios da sustentabilidade social e demográfica".
As inscrições decorrem até 26 de janeiro.
O evento é organizado pela União das Mutualidades Portuguesas, instituição que representa um setor que diariamente assegura respostas sociais no terreno, e serve como momento de reunião de presidentes das associações mutualistas filiadas na UMP para aprofundar a reflexão sobre dossiês estratégicos do movimento, num contexto de transformações sociais, demográficas e geopolíticas "que estão a aumentar a pressão sobre os sistemas de proteção social e a exigir capacidade de resposta no terreno", como indica a organização.
Segundo o programa, a sessão de abertura será presidida pela Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, para além de Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara Municipal de Gaia, e Luís Alberto Silva, presidente do Conselho de Administração da UMP. O Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, será um dos intervenientes da reunião para desenvolver o tema "As mutualidades como expressão de solidariedade".

Na mesma manhã, pelas 11h, outro painel irá dedicar-se ao tema "As sementes para a expansão do mutualismo".