
CASA ABERTA NA LOJA DO CIDADÃO DE GAIA PARA RENOVAR CARTÃO DE CIDADÃO E PASSAPORTE
São muitas as queixas e dificuldades relatadas pelos portugueses para conseguir marcações para renovar os documentos de identificação, pelo que vai avançar uma “Casa Aberta” para a entrega e renovação do Cartão de Cidadão e do passaporte, a partir de 2 de outubro. A iniciativa dura oito sábados e ocorre em nove Lojas de Cidadão e no Campus da Justiça de Lisboa.
A modalidade vai estar disponível nas Lojas de Cidadão na Grande Lisboa – Laranjeiras, Saldanha, Marvila e Odivelas –, no Grande Porto – Porto e Vila Nova de Gaia –, em Coimbra, Braga e Faro, que vão estar abertas aos sábados entre as 9h e as 22h. Os balcões de atendimento ao público do Instituto de Registos e Notariado, no Campus da Justiça, no Parque das Nações, também vão funcionar no mesmo horário dentro deste regime.
Os cartões de cidadão e os passaportes “estarão disponíveis para levantamento nas Lojas ou balcões em que tiverem sido solicitados, no momento do pedido”. Continua no entanto a ser possível renovar e levantar os documentos durante a semana, nos locais e horários normais, tanto através dos agendamentos já efetuados, que se mantêm, como no atendimento espontâneo.
De recordar que, devido à pandemia, os cartões de cidadão cuja validade tenha expirado a partir de 24/02/2020 continuam a ser aceites até 31 de dezembro deste ano para todos os efeitos legais, designadamente para exercer o direito de voto.