Campanha de sensibilização para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica no ArrábidaShopping

.
17-11-2025 | 11:43 | | |

Campanha de sensibilização para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica no ArrábidaShopping

Escrito por O Gaiense

Para assinalar o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), o ArrábidaShopping recebe uma campanha de sensibilização intitulada “Mais Ar Para Viver”, da Sanofi, entre quarta e quinta-feira.

Esta ação contempla arte e saúde pública, através de uma escultura de pulmão feita de balões e com rastreios respiratórios para a população. O evento alerta para os principais sintomas da doença, como falta de ar, tosse e expetoração e destaca a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico. Para representar a realidade da doença, os balões que moldam os pulmões representam momentos de alegria e esperança. Já os balões rebentados lembram a progressão da DPOC e as marcas permanentes que pode deixar.

A campanha inicia-se às 10h30 com a sessão de boas-vindas, seguindo-se a inauguração da escultura de balões e a apresentação da campanha por Sami Meniri, gerente geral dos cuidados especializados da Sanofi Portugal, às 11h. Depois, a manhã é preenchida com três palestras: a primeira começa às 11h15 pela voz do professor José Alves, da Fundação Portuguesa do Pulmão; já às 11h20 segue-se Sara Barbosa, do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF); e, por fim, às 11h25 toma a palavra João Neiva Machado, da Comissão de Trabalho de Fisiopatologia Respiratória e DPOC da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP).

Além das palestras, como já foi referido, os visitantes poderão realizar rastreios através de espirometrias (exame do sopro), uma iniciativa apoiada pela Fundação Portuguesa do Pulmão. 

A Sanofi é uma companhia biofarmacêutica focada na investigação e desenvolvimento, com recurso à inteligência artificial com o compromisso de melhorar a vida das pessoas e crescer de forma sustentada.

A iniciativa da Sanofi conta com o apoio da Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas, da Fundação Portuguesa do Pulmão, do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP).

Mais notícias