Calor extremo exige reforço de medidas

imagem ULS Gaia/Espinho
08-08-2025 | 16:47 | | |

Calor extremo exige reforço de medidas

Escrito por O Gaiense

A ULS Gaia/Espinho emitiu, em comunicado de imprensa, novas recomendações para a população devido ao calor extremo que se vai fazer sentir a partir de domingo. Os grupos mais vulneráveis como os idosos, doentes crónicos e crianças devem ter em atenção a hidratação regular e a permanência em espaços climatizados, como forma de prevenir o stress térmico e evitar a descompensação de doenças pré-existentes.

O conforto térmico nas habitações também é apontado como prioridade e, para tal, recomenda-se o fecho de janelas e persianas durante o dia para permitir o arrefecimento natural. Nos dias de calor mais intenso, a população é aconselhada a evitar a exposição solar entre as 11h e as 17h, usar protetor solar de fator superior a 30, roupas leves de algodão em tons claros, chapéu de abas largas e óculos de sol. É recomendado, ainda, evitar esforços físicos, optar por refeições ligeiras e manter uma ingestão regular de água e sumos naturais.

Face à frequência das viagens nesta época, é sublinhada a necessidade de não deixar idosos ou crianças dentro de veículos, planear deslocações fora das horas de maior calor e levar sempre água engarrafada. Na praia, deve ser reforçada a vigilância às crianças e evitado o consumo de água das fontes.

O verão traz também o risco acrescido de incêndios florestais, pelo que, em caso de proximidade das chamas ou fumo, recomenda-se permanecer no interior com portas e janelas fechadas, utilizar máscara ou um pano húmido para cobrir nariz e boca, evitar fontes de combustão e, em caso de agravamento de sintomas respiratórios, contactar a linha Saúde 24.

A autoridade de saúde local apela ao contributo da comunidade para reforçar o acompanhamento presencial ou telefónico de pessoas de risco, divulgar as mensagens de prevenção e sinalizar situações de risco social ou habitacional às entidades competentes.

 

Mais notícias