5º CAPÍTULO EXTRAORDINÁRIO DA CONFRARIA QUEIROSIANA ACOLHE A ACADEMIA ALAGOANA DE LETRAS

Solar Condes de Resende
14-03-2022 | 11:05 | | |

5º CAPÍTULO EXTRAORDINÁRIO DA CONFRARIA QUEIROSIANA ACOLHE A ACADEMIA ALAGOANA DE LETRAS

Escrito por Diogo Ferreira

A Confraria Queirosiana recebe a delegação da Academia Alagoana de Letras, uma entidade literária no estado brasileiro de Alagoas, a partir de hoje, para o 5º Capítulo Extraordinário da confraria portuguesa, que arranca amanhã, 15 de março, às 17h.

Alberto Rostand Lanverly e Carlos Méro, respetivamente presidente da direção e académico da instituição brasileira, são os convidados de honra deste evento no Solar Condes de Resende, em Gaia.

A Confraria Queirosiana prepara-se para orientar os parceiros brasileiros pelas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, já hoje. Pelas 11h30, inicia-se uma visita ao Palácio da Bolsa, no Porto.

Amanhã, antes da cerimónia oficial, a delegação da Academia Alagoana de Letras vai visitar a Casa Ramos Pinto, a Serra do Pilar e a Casa-Museu Teixeira-Lopes, em Vila Nova de Gaia.

A 12 de maio de 2021, os Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana e a Academia Alagoana de Letras celebraram um "Acordo Geral de Cooperação" para "promover a cooperação entre as duas instituições com o fim de realizarem conjuntamente atividades destinadas à promoção das culturas portuguesa e brasileira em todos os continentes e, notadamente, nos países lusófonos".

A parceria já resultou na colaboração reciproca na Revista de Portugal n.º 18 (2021) e na Revista da Academia Alagoana de Letras n.º 25 (2021), bem como na participação em vários eventos culturais, por videoconferência.

Em 2022, as duas instituições participam nas Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e do Centenário da 1.ª Travessia Aérea Lisboa – Rio de Janeiro, que iniciaram a 11 de janeiro.