25 204 CONDUTORES FISCALIZADOS EM OPERAÇÃO PÁSCOA
Durante a operação "Páscoa 2023", a Guarda Nacional Republicana (GNR) fiscalizou 25 204 condutores nas estradas portuguesas, durante o fim-de-semana de 6 a 9 de abril.
Este ano, a GNR interviu em 4 565 contraordenações e em 802 acidentes, das quais resultaram 14 vítimas mortais, uma delas do sexo masculino, de 37 anos, e residente em Vila Nova de Gaia. Além disso, ainda se registaram 27 feridos graves.
O foco da autoridade, durante o patrulhamento e fiscalização, incidiu nas monobras e velocidades excessivas, à condução sob influências de álcool e substâncias psicotrópicas e falta ou mau uso dos equipamentos que permitem segurança aos indivíduos.
Durante a operação, registou-se ainda 362 condutores com excesso de álcool e, destes, 227 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 85 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.
A Guarda aconselha a uma condução atenta, cautelosa e defensiva para a segurança rodoviária.Além disso sugere uma velocidade adequada às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário, tal como evitar manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou que, de alguma forma, possam originar acidentes.