
CÂMARA DE GAIA ALIA-SE ÀS CELEBRAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA FIBROMIALGIA
É já no próximo dia 12 de maio, Dia Mundial da Fibromialgia, que a o edifício da câmara de Gaia se vai iluminar, à noite, de roxo de modo a celebrar esta data.
O desafio foi lançado pela APJOF - Associação Portuguesa de Fibromialgia, uma instituição, fundada em 2016, cujo objetivo é apoiar, sensibilizar e trabalhar em prol das pessoas diagnosticadas com Fibromialgia e suas famílias.
Embora esta doença afete cerca de 1,7% da população portuguesa, é a segunda patologia que causa mais incapacidade em Portugal.
A fibromialgia foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, em 1992, e existem várias circulares normativas da DGS, tais como estudos e resoluções publicadas no Diário da República. No entanto, e de acordo com a APJOF, ainda existem médicos que não acreditam na existência desta doença, o que faz com que os diagnósticos e o acesso à terapêutica se tornem tardios e piore as condições de saúde dos doentes. Acrescentam ainda que, atualmente, não existe nenhuma legislação em termos laborais, escolares ou até dentro do setor da saúde. Por essa razão é "urgente mais sensibilização/literacia perante a sociedade, para uma melhor aceitação desta patologia, e legislação de apoio aos doentes", afirmam.
Para além da iluminação dos monumentos, a APJOF está a organizar um webinar gratuito, na página do facebook, que irá decorrer no dia 12, às 21h, com o tema “Fui diagnosticado com Fibromialgia, e agora?”.