13 escolas gaienses concorrem na Missão Continente 'Dá mais gosto ir à escola'

.
21-01-2026 | 10:07 | | |

13 escolas gaienses concorrem na Missão Continente 'Dá mais gosto ir à escola'

Escrito por O Gaiense

13 escolas gaienses estão a participar numa nova missão do Continente, a ‘Dá mais gosto ir à escola’. Este concurso pretende “dar uma nova vida à cantina, ao recreio e a outros espaços da escola”, segundo comunicado do Continente e, dessa forma, irá premiar nove projetos de escolas públicas do pré-escolar e do 1.º ciclo, com valores entre os 6000 e os 15 000 euros.

Toda a comunidade pode votar na app Continente até 28 de fevereiro, sendo que este mês por cada 20 euros em compras acumula um voto para apoiar a causa favorita.

Entre as 223 escolas de Portugal Continental a concorrerem, eis as 13 de Vila Nova de Gaia: Jardim de Infância de Curvadelo, Escola Escultor António Fernandes de Sá, Escola Básica Laborim de Cima, Escola Básica do Monte, Escola Básica do Loureiro, Escola Básica do Curro, Escola Básica de Outeiro, Escola Básica de Cabo Mor, Escola Básica de 1.º CEB-JI do Viso, EB1 de Vilarinho, EB1 de Monte, Escola Básica de Vendas e Escola Básica De Corvo. 

Segue-se o projeto a concurso de cada escola:

  • EB De Corvo - "Projecto Teto Amigo"

Criação de coberto exterior na EB de Corvo para assegurar abrigo, atividade física, brincadeiras e aprendizagem seguras e inclusivas durante todo o ano, mesmo nos dias de chuva.

  • EB de Vendas - "Um pátio para TODOS"

Queremos tornar o espaço exterior mais inclusivo, sustentável e estimulante, com campo de futebol, basquetebol, jogos tradicionais e uma horta pedagógica para todas as idades.

  • EB1 de Monte - "Um Recreio Mais Saudável"

Enriquecimento do recreio com zonas para actividades ao ar livre, horta, armazenamento de jogos, biblioteca e zona de lanches.

  • EB1 de Vilarinho - "Bom Prato, Bom Trato"

Projeto de renovação da cantina escolar, designadamente das condições de isolamento térmico, higiene e segurança dos alunos, professores e funcionários. Intervenção vital para a comunidade da região.

  •  Escola Básica de 1.º CEB-JI do Viso - "Recreio Ativo Viso"

Requalificar recreios da Escola do Viso, criando parque infantil, campo de futebol, jogos, zona sensorial, para incentivar movimento, alegria, brincadeira ativa e hábitos de vida saudáveis.

  • Escola Básica de Cabo Mor - "Sabores do Mundo - Cantina Saudável e Sustentável"

Melhoria da qualidade do ambiente e do bem-estar durante as refeições. Redução do desperdício alimentar. Aumento do interesse das crianças por novos alimentos e refeições equilibradas. Valorização da inclusão e multiculturalidade através da alimentação. Promoção de um estilo de vida mais ativo com o uso das bicicletas e atividades ao ar livre. Benefício direto para 160 alunos, com reflexo positivo em professores, assistentes operacionais e famílias.

  • Escola Básica de Outeiro - "Futebol é com balizas"

Colocar pavimento adequado e balizas no campo de desportos da escola.

  • Escola Básica do Curro - "Sorrisos ao Ar Livre"

Dar mais cor, abrigo e alegria ao recreio, criando um espaço onde cada criança possa brincar, sonhar e crescer com conforto, segurança e verdadeira felicidade.

  • Escola Básica do Loureiro - "O Nosso Recreio Vai Brilhar"

Criar um recreio mais seguro e funcional, organizando o espaço em 3 zonas distintas: um parque infantil, uma zona de lazer ecológica e uma futura zona desportiva, permitindo adaptar o recreio todos.

  •  Escola Básica do Monte - "Crescer a Mexer"

Tem por objetivo transformar uma área atualmente utilizada como zona de arrumos num espaço funcional, seguro e estimulante para a prática de atividade física e para o desenvolvimento das crianças.

  • Escola Básica Laborim de Cima - "Recreio que inspira movimento"

Dotar a escola de um circuito temático onde se trabalhe a coordenação motora, equilíbrio, a consciência corporal (orientação espacial, lateralidade) e as habilidades cognitivas e socioemocionais.

  • Escola Escultor António Fernandes de Sá - "Horta biológica com um espaço multissensorial: Uma Experiência Encantadora para os Sentidos"

A criação de uma Horta Biológica integrada com um Espaço Multissensorial tem como objetivo principal estimular hábitos de alimentação saudável e proporcionar momentos de bem-estar físico e emocional.

  • Jardim de Infância de Curvadelo - "Parque lúdico-infantil"

O projeto visa renovar parte do recreio degradado, criando um parque infantil lúdico que promova aprendizagens, estimulando a coordenação motora e a imaginação, fundamentais na educação Pré-escolar.

 

 

Mais notícias

Capitania do Porto altera estado de alerta amarelo para laranja

27-01-2026 | 19:20

A Capitania do Porto alterou o estado de alerta de amarelo para laranja, com o maior risco de cheias a verificar-se durante a preia mar pelas 22h.

Recorde-se que a Proteção Civil alertou para o risco de cheias, estando a acompanhar as variações causadas pelos períodos de enchente e preia-mar, bem como os caudais elevados da Barragem de Crestuma-Lever.