INCÊNDIO EM PRÉDIO COM 17 ESTÚDIOS ASSUSTOU NA RUA DE CAMÕES

Incêndio na Rua Luís de Camões
13-01-2022 | 12:51 | | |

INCÊNDIO EM PRÉDIO COM 17 ESTÚDIOS ASSUSTOU NA RUA DE CAMÕES

Escrito por Johnny Lino

Deflagrou um incêndio, na manhã desta quinta-feira, na Rua Luís de Camões, em Gaia. O alerta aos bombeiros foi dado às 8h58 da manhã, e quando os bombeiros chegaram ao local, depararam-se com algumas dificuldades, devido à construção do edifício. "A nossa preocupação foi fazer o reconhecimento a ver se ainda estavam vítimas dentro do edifício. A segunda preocupação foi que não se propagasse às habitações contiguas. Conseguimos dominar o incêndio às 9h40. Os trabalhos foram demorados, pois o edifício é de construção antiga, mas foi remodelado. Os materiais aplicados, têm combustibilidade, pois as paredes são em pladur e a cobertura tem lã de rocha. Foi essa a grande dificuldade, pois tivemos que desforrar todos esses elementos desde as paredes à cobertura", disse a O Gaiense José Viana, comandante interino dos Bombeiros Sapadores de Gaia

José Viana, Comandante Interino dos Bombeiros Sapadores de Gaia
José Viana, comandante interino dos Bombeiros Sapadores de Gaia

O prédio, composto por 17 estúdios, onde viviam 17 pessoas, entre eles um casal, ficou inabitável. "Não há condições de habitabilidade nesses 17 estúdios", confirmou José Viana, sendo que agora, os moradores serão apoiados. "O proprietário tem aqui uma responsabilidade. Através do Município, vamos validar essa situação e apoiar as pessoas dentro dos possíveis. A proteção Civil terá também um papel ativo e as pessoas serão apoiadas", disse ainda o comandante.

Erika Conz
Erika Conz, moradora

 

Erika Conz, uma das moradoras do prédio, explicou ao nosso jornal o que aconteceu. "Ninguém sabe ainda o que aconteceu. O alarme disparou, sai e percebi uma fumaça vinda do rés do chão. Liguei para o proprietário e os restantes vizinhos saíram dos apartamentos. Conseguimos sair todos e os bombeiros chegaram pouco depois. Ainda não temos indicações do que vai acontecer e de para onde vamos. Foi um susto muito grande. Perdemos tudo", concluiu Erika Conz.

 

No local estiveram 40 operacionais dos Bombeiros Sapadores de Gaia e dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões. A PSP e o INEM também estiveram no local, mas não houve qualquer vítima ou ferimento a registar.